26/04 – Mostra de Filmes Recicláveis na Casa de Cultura Raul Seixas

26/04 – Mostra de Filmes Recicláveis na Casa de Cultura Raul Seixas

A Mostra de Filmes Recicláveis, apresentou o dia 26/04/2015 (Domingo) às 15h30 filmes animações 3D e documentário na Casa de Cultura Raul Seixas na COHAB II em Itaquera.

A programação dá destaque ao documentário que conta a história do gênio precoce da programação Aaron Swartz e sua luta pela democratização do acesso ao conhecimento, e as pressões governamentais e de empresas que o levaram ao suicídio. O filme aborda questões fundamentais sobre as ameaças a liberdade na internet que podem compremeter o futuro deste meio de comunicação.

Também foram exibidos uma série de curtas de animação 3D  da Fundação Blender de vários gêneros (fantasia, cartoon, ficção científica) produzidos pela Fundação Blender. As exibições fazem parte da Mostra de Filmes Recicláveis, que apresenta filmes e discutir direitos autorais abertos em parques da cidade. 

« de 5 »

A exibição foi acompanhada de bate-papo com Vanessa PereiraFrancisco Arlindo Alves

Local: Casa de Cultura Raul Seixas
Rua Múrmurios da. Tarde,. 211 – COHAB 2

 Segue a programação:

Sessão 01 – 15h00

Elephants Dream” 2006 – Animação – Cor – Holanda – 11 min. Legendado em português. Direção: Bassam Kurdali

Poster_Elephants_Dream
Sinopse: A obra aborda a aventura de dois amigos, Emo e Proog, ao lidar com a complexidade de uma máquina, num mundo surreal entre a realidade e a imaginação.
É o primeiro curta de animação profissional realizado inteiramente com ferramentas de software livre, principalmente o Blender, que teve seu uso popularizado com a divulgação do filme. Financiado por milhares de doações de membros da comunidade Blender, e de algumas instituições artísticas holandesas, o esforço na produção do trabalho resultou no aperfeiçoamento do software, com a criação de novos recursos.
“Elephants Dream” conseguiu mostrar que se pode fazer um filme de animação 3D com a utilização de software livre, e atingir uma qualidade gráfica comparável as grandes produções de Hollywood que adotam software proprietário.

Sintel” 2010 – Animação – Cor – Holanda – 15 min. Legendado em português. Direção: Colin Levy

Poster-Sintel
Sinopse: Com a utilização de modernas técnicas de animação 3D, a narrativa apresenta a relação de amizade entre uma jovem e um pequeno dragão.
Produzida de modo independente por iniciativa da Blender Foundation em Amsterdã, a obra contou com apoio de milhares de doações na internet da comunidade internacional que utilizam o Blender 3D, software livre elaborado quase que inteiramente por voluntários.
Um registro detalhado sobre todo processo criativo e de desenvolvimento foi publicado e disponibilizado pela Blender Foundation. O material que pode ser estudado, modificado e distribuído, abrange a criação da história pelo escritor de quadrinhos Martin Lodewijk, pela roteirista Esther Wouda, ambos holandeses, e todo trabalho realizado pelo diretor norte-americano Colin Levy e uma equipe internacional de animadores e artistas.

Lágrimas de Aço [Tears of Steel]” 2012 – Holanda – 12 min. Direção: Ian Hubert

poster-tears-of-stell
Sinopse: Tears of Steel – O filme trata de um futuro alternativo em Amsterdã, onde um grupo de cientistas tentam
reviver um evento fundamental no passado para evitar que o mundo seja destruído por robôs.

Big Buck Bunny” 2008 – Holanda – 10 min. Direção: Sasha Goedegebure

Big_buck_bunny_poster_big
Sinopse: Big Buck Bunny, um coelho gigante sensível e com um coração de ouro, mas as maldades de três roedores (Frank, Rinky e Gamera) fazem ele revoltar, e ajudar os pequenos seres da floresta.

Sessão 02 – 15h40

O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz (2014). EUA. 105 min.
Direção: Brian Knappenberger
O documentário narra a história do jovem Aaron Swartz (1986-2013), um jovem programador norte-americano que acreditava na liberdade e democratização do conhecimento mundo através da internet, até sofrer perseguições e processos por parte do governo dos EUA que terminam por levá-lo ao suicídio.

O Menino da Internet A História de Aaron Swartz

Deixe um comentário