Projeto LINCE 2016/2017 inicia em novembro na Casa de Cultura São Miguel

Projeto LINCE 2016/2017 inicia em novembro na Casa de Cultura São Miguel

O Projeto L.I.N.C.E. inicia sua grande jornada pela Zona Leste em 2016/2017 com várias atividades no mês de novembro na Casa de Cultura São Miguel.

O L.I.N.C.E (Laboratórios Interativos Nômades para Criatividade e Experimentação) ira realizar em várias datas de novembro de 2016 os “Encontros de Criação Coletiva : cultura livre e cultura remix”. É uma oportunidade para o público criar, vivenciar e explorar possibilidades de criação artística por meio da tecnologia abordando temas ligados a cultura livre e cultura remix.  

As atividades serão orientadas pelos criadores do projeto Vanessa Pereira e Francisco Arlindo Alves na Casa de Cultura de São Miguel – Antonio Marcos que fica na rua Irineu Bonardi, 169, São Miguel Paulista – São Paulo-SP.

O LINCE  foi contemplado pelo Edital Redes e Ruas de Inclusão, Cidadania e Cultura Digital da Prefeitura da cidade de São Paulo e irá realizar atividades em vários bairros na Zona Leste de São Paulo durante 2016 e 2017, seguem algumas datas confirmadas:

  • Novembro – 09/11 – Encontros de Criação Coletiva : cultura livre e cultura remix. Local: Casa de Cultura São Miguel.  – Rua Irineu Bonardi, 169. São Miguel Paulista – SP-SP.
  • Dezembro – 03/12 – Conexão Juventudes. Local: EE Deputado Silva Prado. Local: Rua Engenheiro Luis Antônio Rantim Moutinho, 296 – Jardim Popular, São Paulo.
  • Dezembro – 18/12 – Experiências Sonoras. Local: Parque Raul Seixas. Local: R. Murmúrios da Tarde, 211 – Itaquera.
  • Janeiro/2017 – Data não definida – Experiências Fantásticas (Robótica, Realidade aumentada e Virtual). Local: Parque Ecológico Chico Mendes – R. Cembira, 1201 – Itaim Paulista.

Confira a programação na Casa de Cultura de São Miguel:

folhetoweb-baixa-lince-11-2016-casa-de-cultura-antonio-marcos

Vídeo Mapping

09/11 – Quarta – 10 h às 12 h

24/11 – Quinta – 16 h às 18 h

Conheça alguns princípios básicos da técnica audiovisual de projetar imagens em objetos experimentando o software VPT e trechos de filmes da Mostra de Filmes Recicláveis.

 

Realidade Virtual

09/11 – Quarta – 16 h às 18 h

21/11 – Segunda – 10 h às 12 h

Experimente entrar em um ambiente 3D construído digitalmente a partir da colagem de objetos retirados de repositórios livres e gratuitos. Serão usados óculos de realidade virtual Google Cardboard.

 

Você é o VJ

10/11 – Quinta – 10 h às 12 h

23/11 – Quarta – 16 h às 18 h

Edite e faça remixes de vídeos em tempo real (ao vivo) com o software livre LIVES. O participante criará uma performance como um “vídeo jockey” (VJ ou Veejay), artista que sincroniza áudio e vídeo ao vivo.

 

Realidade Aumentada

10/11 – Quinta – 16 h às 18 h

Objetos e personagens virtuais serão exibidos em um telão interagindo com o público. Através da captação de uma webcam o mundo real se integra com os elementos 3D escolhidos pelo participante em repositórios livres.

 

Reinventando Filmes

11/11 – Sexta – 10 h às 12 h

25/11 – Sexta – 16 h às 18 h
Os participantes poderão criar situações, e contextos dramáticos em um filme ou animação recriando o som e os diálogos de obras disponibilizada por licenças livres.

 

Pré-cinema: Brinquedos ópticos

11/11 – Sexta – 16 h às 18 h

Experimentação de brinquedos que permitem a visualização de animações impressas e que são de domínio público. Crie personagens que ganham vida através dos brinquedos e conheça repositórios online de obras clássicas.

 

Você é a Animação: Fotografando, programando e animando

22/11 – Terça – 10 h às 12 h

Crie animações a partir de suas próprias poses fotográficas, e misture som e movimento usando códigos muito simples de programação no software Scratch.

 

Mostra de Filmes Recicláveis

A Mostra apresenta obras podem ser recicladas, ou seja, reutilizadas por qualquer pessoa que deseje “remixá-las” para criar suas próprias versões pois estão disponibilizadas por licenças como as Creative Commons, Copyleft e Domínio Público.

 

Mostra de filmes e animações 3D”

07/11 – Segunda – 10 h

23/11 – Quarta – 10 h

Diversas nimações que mesclam humor, fantasia e diversão criadas com recursos modernos pela Fundação Blender (Holanda) e outros produtores, com direitos autorais abertos. Serão distribuídos óculos 3D. Público Livre.

 

Seleção de animações: dos pioneiros até os vídeos Minecraft”

08/11 – Terça – 10 h

25/11 – Sexta – 10 h

Seleção de divertidas animações de várias épocas. Das produções pioneiras do início do século XX, até as produzidas no estilo faça você mesmo. Público Livre

 

Sita canta Blues” (Sita Sings The Blues)” (Legendada).

24/11 – Quinta – 10 h

Direção: Nina Paley. EUA. 82 min. 2008.

Animação conta com música e humor, as aventuras da princesa Sita do livro épico indiano Ramayana que são comparadas a passagens na vida da diretora. Distribuída por licença aberta. Saiba mais sobre este filme. Público Livre.

 

 

Sobre os educadores das atividades:

Francisco Arlindo Alves, mestre em Design, especialista em EAD, artista multimídia e idealizador do LINCE.

 

Vanessa Pereira, designer, especialista em estéticas tecnológicas, e idealizadora do LINCE

Deixe uma resposta