Ações do Projeto LINCE em 2020

Ações do Projeto LINCE em 2020

Confira a retrospectiva do que foi realizado antes e durante a pandemia.

Em 2020 nós do Projeto LINCE planejávamos a realização de diversas ações culturais na cidade de São Paulo. Durante a primeira ação do ano, o conjunto de oficinas Laboratório Livre de Tecnologia em parceria com a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, teve início o período de isolamento social, devido à pandemia provocada pelo vírus COVID-19.

Naquele momento finalizamos a oficina que estava em andamento utilizando uma plataforma online de videoconferência, possibilitando o encontro com os participantes a distância.

Para a continuação das ações culturais conseguimos mais uma parceria com a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, dessa vez para a realização de oficinas online durante todo o ano de 2020. Uma iniciativa importante da Oficina foi a disponibilização de kits gratuitos de materiais para os participantes, com o intuito de garantir o acesso a todos os interessados.  

O primeiro desses projetos online, Experimentações Tecnológicas, foi então realizado nos meses de junho e julho, proporcionando uma exploração das possibilidades criativas da criação de games, de um brinquedo óptico e de óculos de realidade virtual. 

Após essa experiência, nós do Projeto LINCE convidamos Rafael Cardoso e Nilda Garcia, membros da equipe de coordenação e programação cultural da Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, para uma live em setembro, uma transmissão ao vivo no Facebook, com a temática Cultura e Educação nas Periferias na Pandemia.

Ainda no mês de setembro compartilhamos o conhecimento adquirido durante a realização de oficinas online durante a ação Mídia Virtual – Capacitação para Professores. Nesses encontros online com educadores de diferentes áreas trocamos experiências e dicas sobre as novas tecnologias de comunicação online que faziam parte do nosso cotidiano. 

Para o Dia das Crianças o LINCE realizou a oficina online Experiências Eletrônicas: Boneco de Papel. Novamente com o intuito de proporcionar a experimentação tecnológica de maneira criativa. 

Em parceria inédita com o artista Márcio Sno, o LINCE realizou a oficina online Tirinhas Animadas em novembro, misturando a linguagens das tiras de história em quadrinhos com a tecnologia de realidade aumentada. 

 

No mês de dezembro o LINCE realizou a oficina online Óculos Fantásticos 3D, na qual os participantes construíram e customizaram óculos 3D de maneiras criativas.

Como última ação do ano, o projeto desses óculos fantásticos foi disponibilizado aqui para download gratuito, dessa maneira o LINCE incentiva o livre compartilhamento de conhecimento e da experimentação proporcionada pela construção manual desses óculos criativos para visualizar vídeos em 3D. 

 

Após essa retrospectiva desejamos que o ano de 2021 seja mais leve para todos nós, e que as ações culturais que forem possíveis de serem realizadas o sejam mesmo online ou quem sabe em breve, também presencialmente. 

Deixe uma resposta