23 e 24/05/2015 – Projeto LINCE no Parque Chico Mendes

23 e 24/05/2015 – Projeto LINCE no Parque Chico Mendes

Nos dias 23 e 24/05/2015 o Projeto LINCE voltou ao Parque Chico Mendes com atividades culturais gratuitas, como aula de Hip-Hop, VJ, WIFI para terceira idade e a Mostra de Filmes Recicláveis.

A edição do evento contou com a participação do professor de dança e coreógrafo Karlos Nascimento, que ofereceu uma aula aberta de Hip Hop. Outra novidade foi a oficina “Você é o VJ”, uma oportunidade para aprender a sincronizar imagens, músicas e efeitos ao vivo.

Vivência Você é o VJ – Parque Chico Mendes em 24/05/2015

« de 10 »

Dança no Parque com Karlos Nascimento – Parque Chico Mendes em 23/05/2015

« de 8 »

Também foi realizada atividade de apresentação do serviço de WiFi no parque, voltada ao público da terceira idade, mas aberta a todos os interessados em se conectar pela primeira vez. Na Mostra de Filmes Recicláveis foram exibidas animações em 3D da Fundação Blender, com distribuição de óculos especiais.

As atividades aconteceram na praça do coreto do parque e foram oferecidas pelo Projeto L.I.N.C.E. (Laboratórios Interativos Nômades para Criatividade e Experimentação), organizado por Vanessa Pereira e Francisco Arlindo Alves. Confira abaixo a programação completa:

 Local: Rua Cembira, 1201 – Vila Curuçá Velho 

Programação do dia 23/05 – Sábado:

11h00

Terceira Idade Acessando as Praças WiFi

Orientações para utilização da internet no parque (para terceira idade e público em geral)  com Vanessa Pereira e Francisco Arlindo Alves

14h00

Dança no Parque + Gravação de Vídeo

Apresentação do professor de dança e coreógrafo Karlos Nascimento seguida de uma aula aberta de Hip Hop. Durante a atividade os participantes foram incentivados a gravar vídeos para posterior publicação nas redes, o processo de gravação foi orientado pelos idealizadores do Projeto LINCE: Francisco Arlindo e Vanessa Pereira

 

Programação do dia 24/05 – Domingo:

13h00

Você é o VJ

Oficina de audiovisual destinada ao primeiro contato com edição de vídeo em tempo real por meio do software livre LIVES. O participante pode vivenciar o trabalho do video jockey (VJ ou Veejay), artista que sincroniza áudio e vídeo ao vivo  com Vanessa Pereira e Francisco Arlindo Alves

15h30 

Mostra de Filmes Recicláveis

Ao ar livre o Festival de Filmes e Animações com direitos autorais abertos exibiu animações em 3D da Fundação Blender. Para a visualização dos filmes foram distribuídos óculos especiais. 

Filme: Big Buck Bunny. Fundação Blender.

Filme: Big Buck Bunny. Fundação Blender.

Elephants Dream 2006 – Animação – Cor – Holanda – 11 min. Legendado em português. Direção: Bassam Kurdali
Sinopse: A obra aborda a aventura de dois amigos, Emo e Proog, ao lidar com a complexidade de uma máquina, num mundo surreal entre a realidade e a imaginação. 

Sintel 2010 – Animação – Cor – Holanda – 15 min. Legendado em português. Direção: Colin Levy
Sinopse: Com a utilização de modernas técnicas de animação 3D, a narrativa apresenta a relação de amizade entre uma jovem e um pequeno dragão. 

Lágrimas de Aço [Tears of Steel] – Holanda – 12 min. Direção: Ian Hubert
Sinopse: Tears of Steel – O filme trata de um futuro alternativo em Amsterdã, onde um grupo de cientistas tentam
reviver um evento fundamental no passado para evitar que o mundo seja destruído por robôs.

Big Buck Bunny – Holanda – 10 min. 2008. Direção: Sasha Goedegebure
Big Buck Bunny, um coelho gigante sensível e com um coração de ouro, mas as maldades de três roedores (Frank, Rinky e Gamera) fazem ele revoltar, e ajudar os pequenos seres da floresta.

 


 

O projeto LINCE foi contemplado pelo Edital Redes e Ruas – Inclusão, Cidadania e Cultura Digital da Prefeitura de São Paulo e vai realizar no decorrer do ano de 2015 eventos nos bairros de Itaquera (Parque Raul Seixas), Vila Curuçá (Parque Ecológico Chico Mendes), Penha (Parque Linear Tiquatira), e São Miguel Paulista (Casa de Cultura Antônio Marcos).

Sobre os participantes:

Francisco Arlindo Alves é mestre em Design e atualmente organiza atividades, ministra cursos, oficinas e bate papos e publica trabalhos relacionados à cultura digital em diversas instituições. No campo da arte e tecnologia produziu trabalhos exibidos em exposições no Brasil e no Exterior.

Karlos Nascimento é professor, coreógrafo e pesquisador de danças. Participou de comerciais, programas de televisão e musicais. Ministra aulas e workshops em eventos e congressos de dança em todo o Brasil, com foco no hip hop e na dança de salão.

Vanessa Pereira é pós-graduada em Estéticas Tecnológicas e graduada em Design de Multimídia, atua no campo da cultura digital planejando e ministrando oficinas, cursos e palestras com viés educativo em diferentes espaços culturais.

Deixe um comentário