12/02 – LINCE realiza Experiências Fantásticas no Parque Chico Mendes na Zona Leste

12/02 – LINCE realiza Experiências Fantásticas no Parque Chico Mendes na Zona Leste

O LINCE realiza Experiências Fantásticas no Parque Chico Mendes com Realidade Aumentada, Virtual, Robótica e muito mais…

No dia 12/02, ás 12h, os frequentadores do Parque Chico Mendes vão explorar de modo divertido universo do design, tecnologia, arte e criatividade. Será possível vivenciar técnicas e dispositivos que propiciam explorar suas potencialidades fantásticas de criação. Todas as atividade são gratuitas.

Local: Parque Chico Mendes Rua Cembira, 1201 – Vila Curuçá Velho – São Paulo

Folhetoweb---baixa---frente---LINCE-02-2017---Parque-chico-mendes

Programação:

  • Realidade Aumentada

Objetos e personagens virtuais serão exibidos em um telão interagindo com o público. Através da captação de uma webcam será possível integrar o mundo real com o virtual. A experiência ainda será potencializada com o uso de aplicativos instalados em dispositivos móveis (celulares e tablets), que facilitarão a mistura dos elementos virtuais com o ambiente.

  • Realidade Virtual

O participante poderá interagir com personagens e objetos virtuais inseridos no mundo real, além de experienciar ficar imerso em um ambiente 3D construído digitalmente. Serão utilizados os óculos de realidade virtual Google Cardboard e o software livre Blender. Os óculos podem ser construídos com papelão e funcionam ao serem acoplados a um celular moderno comum com o aplicativo Cardboard instalado. Serão distribuídos ainda alguns kits para serem montados pelos participantes, que poderão explorar as possibilidades da realidade virtual após a ação do coletivo no local.

  • Robô bom de papo

Vivência com robô falante  que combina material reciclado e componentes eletrônicos como LEDs, motorzinhos e pilhas, e tecnologia Arduino. Cada participante poderá entender como funciona a escultura robótica e seus diferentes tipos de movimentos e materiais. Com Renato Farias.

Atividades complementares

  • Você é o VJ

Oficina de audiovisual destinada ao primeiro contato com edição de vídeo em tempo real por meio do software livre LIVES. O participante poderá vivenciar o trabalho do vídeo jockey (VJ ou Veejay), artista que sincroniza áudio e vídeo ao vivo.

  • Instalação Artística Cidade Colaborativa

A obra em construção “Cidade Colaborativa” desafia os frequentadores a repensar seu bairro e a cidade colaborando com criação de uma cidade modular. A estrutura “Cidade Colaborativa” é modular, remetendo aos pixels que formam as imagens no universo digital e que podem ser rearranjados, modificados, replicados e distribuídos facilmente. A cidade cresce a cada encontro o LINCE, e as contribuições se somarão as outras já realizadas anteriormente no Parque Raul Seixas e Escola Dep. Silva Prado.

  • Manual do uso criativo das Praças WiFi

Distribuição de um livreto, desenvolvido pelos integrantes e designers do LINCE, contendo orientações sobre a conexão WiFi gratuita e uma relação de sites e aplicativos que convidam o frequentador do local a fazer uso da rede de modo criativo para inventar, criar e aprender.

  • Mostra de Filmes Recicláveis

Animações criadas por meio de modelos alternativos ao direito autoral padrão, que distinguem principalmente por possibilitar uma maior liberdade de acesso, modificação e distribuição por meio das licenças Creative Commons, Copyleft e Domínio Público. Na exibição serão entregues óculos anáglifos descartáveis, que permitem a visualização das animações em 3D (estereoscópicas).

  • Sobre os educadores das atividades:

Francisco Arlindo Alves, mestre em Design, especialista em EAD, artista multimídia e idealizador do LINCE.

Renato Farias é consultor de tecnologias educacionais, professor, geek e nerd.

Vanessa Pereira, designer, especialista em estéticas tecnológicas, e idealizadora do LINCE

Deixe um comentário