Mostra de Filmes Recicláveis exibe filmes de vários países na Zona Leste em São Paulo

Mostra de Filmes Recicláveis exibe filmes de vários países na Zona Leste em São Paulo

Em setembro a Mostra de Filmes Recicláveis apresenta uma vasta programação de filmes de diversos países em espaços na Zona Leste. A mostra é organizada pelo Projeto LINCE. Confira a programação completa:

mostra11web

Todos os filmes possuem direitos autorais abertos para distribuição, exibição e edição. A Mostra de Filmes Recicláveis organizada pelo Projeto LINCE apresenta uma panorama da crescente produção audiovisual de vários países que surge fora dos meios convencionais, e se distingue principalmente por possibilitar uma maior liberdade de acessar, compartilhar, modificar e exibir obras criativas.

O festival irá apresentar ao público um panorama internacional de filmes, vídeos e animações em 2D e 3D produzidos no Brasil e em vários outros países disponibilizados com licenças de direitos autorais livres como as Creative Commons, Copyleft e Domínio Público. Os filmes serão precedidos de breve bate-papo em que serão discutidas as possibilidades de criação, apropriação e distribuição no contexto das chamadas “cultura livre” e “cultura remix”.

08/09 – Terça – 10h. Local: Casa de Cultura Antônio Marcos
Animações 3D Fundação Blender” Conjunto de animações em 3D criadas com o programa Blender. Público Livre. Serão entregues óculos descartáveis.

08/09 – Terça – 15h. Local: Sub Prefeitura de São Miguel Paulista
“Tudo é Remix” (Everything is a Remix). Documentário. Legendado. Direção: Kirby Ferguson. Um olhar sobre a criatividade na música, cinema e ciência demonstrando como seus gênios mais celebrados pegam emprestado, se apropriam e transformam. Público Livre.

09/09 – Quarta – 10h. Local: Casa de Cultura Antônio Marcos
“Sita canta Blues” (Sita Sings The Blues). Animação. Legendado. Direção: Nina Paley. EUA. 82 min. 2008. Com música e humor, as aventuras da princesa Sita do livro épico indiano Ramayana é comparada a experiências pessoais da diretora. Animação utiliza várias técnicas, como tinta sobre papel, recortes e rotoscopia. Público Livre.

09/09 – Quarta – 15h. Local: Sub Prefeitura de São Miguel Paulista
“O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz”. Documentário. Legendado. Direção: Brian Knappenberger. EUA. 105 min. História do jovem Aaron Swartz (1986-2013), gênio da programação e ativista da liberdade e democratização do conhecimento. e como perseguições e pressões de autoridades americanas o levam ao suicídio. Público 10 anos.

10/09 – Quinta – 15h. Local: Local: Sub Prefeitura de São Miguel Paulista
“Nasty Old People”. Ficção. Legendado. Direção: Hanna Sköld. Suécia. 84 min. 2009. Garota membro de banda neo-nazi muda sua vida ao trabalhar como cuidadora de idosos. Público 14 anos.

11/09 – Sexta – 15h. Local: Sub Prefeitura de São Miguel Paulista
“O Cosmonauta” (El Cosmonauta). Ficção. Legendado. Direção: Nicolas Alcala. Espanha. 79 min. 2013. Astronauta russo desaparece ao ser enviado a lua, mas retorna por meio de mensagens de rádio fantasmagóricas, mudando a vida das pessoas. Primeiro filme espanhol financiado por crowdfunding. Público 10 anos.

12/09 – Sábado – 18h. Local: Casarão Vila Mara
“Os Yes Men Consertam o Mundo” (The Yes Men Fix the World). Documentário. Legendado. Direção: Andy Bichlbaum, Mike Bonanno, Kurt Engfehr. EUA. 90 min. 2009. As ações de ativistas que se infiltram na mídia e eventos coorporativos ridicularizando empresas e governos responsáveis problemas econômicos e socioambientais. Público Livre. 

cartaz---antonio-marcos---mostra-de-filmes--web-version

Endereços e telefones:

Subprefeitura São Miguel Paulista. Tel 2297-9200 Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76 S. Miguel Paulista

Casa de Cultura de S. Miguel Antonio Marcos. Tel 2037-5009 Rua Irineu Bonardi, 169 S. Miguel Paulista

Ocupação Casarão Vila Mara. Rua Padre Diogo s/n, ao lado da Estação CPTM Jd. Helena / Vila Mara.

Deixe um comentário